Uma pergunta que gera muito tumulto:
Biscoito ou Bolacha?
Qual o certo?
Bom, os dois são certos, existe o Biscoito, e também existe a Bolacha.
Ambos são corretos, mas “biscoito” entrou na língua portuguesa 1º, e esse é o único critério em que é possível apontar um vencedor. Os dois termos são equivalentes no que diz respeito à legislação e também são ambos válidos quando se aplica sua etimologia ao modo que o alimento é produzido hoje no Brasil. O país é atualmente o segundo maior produtor de biscoitos/bolachas do mundo, com 1,2 mil toneladas fabricadas por ano, segundo a Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (ANIB). Também segundo o órgão, o produto está presente em 99,9% dos lares brasileiros e a média adquirida pelas pessoas em cada visita ao mercado é de 700 g.
O que dizem as fabricantes?
Vamos ver como 4 das maiores fabricantes do produto com o nome misterioso o chama:
Nestlé
“A Nestlé entende os dois termos como corretos, porém utiliza “biscoito” em suas marcas por essa ser uma convenção da indústria brasileira”
Bauducco
“Não há um motivo específico para a nomenclatura “biscoito”, é uma convenção da categoria. Não existe um termo correto, tanto que a legislação utiliza o termo ‘biscoito’ ou ‘bolacha'”
M. Dias Branco
“O uso da nomenclatura é uma questão regional. A M. Dias Branco usa “biscoito” como padrão para definir seus produtos”
Mondelez
“Na Mondelez Brasil, os produtos são denominados “biscoitos”. A justificativa para o uso do termo é que é o mesmo da entidade de classe ANIB“
FONTE: Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (ANIB)
0 comentários:
Postar um comentário